Provas Anteriores da ETEC Ensino Médio: Acesse!

Você já sabe onde encontrar as provas anteriores da ETEC Ensino Médio? Essa pode ser uma boa maneira de se preparar para o exame, mas você tem que atentar a alguns detalhes. Confira aqui como estudar para a ETEC e onde encontrar o material!

Jovem estudando para prova ETEC
Imagem de Way Home Studio no Freepik

Provas anteriores da ETEC Ensino Médio

Se seu foco é passar na prova da ETEC, o famoso Vestibulinho da ETEC, não é novidade nenhuma que você deve se empenhar ao máximo para tirar uma boa nota.

Dito isso, sua rotina de estudos e o quanto você será capaz de focar são detalhes com um peso enorme sobre o seu desempenho, podendo ser a chave do seu sucesso ou fracasso.

Mas enquanto a rotina e o foco são importantes, escolher bem o material pelo qual você vai estudar também é um ponto essencial no processo.

Assim sendo, neste artigo reunimos informações importantes sobre as provas anteriores da ETEC Ensino Médio, um dos melhores recursos para quem precisa estudar para a prova!

Gabarito ETEC 2023 e 2024: Respostas das Questões da Prova e Resultado!


Como é a prova?

Antes de mais nada, vamos conferir um pouco sobre o funcionamento da prova da ETEC e os assuntos que caem nela.

O “vestibular” para ensino médio ou técnico funciona de maneira semelhante às seleções de universidades, só que em escala menor — daí o apelido “vestibulinho”.

Estudante fazendo prova em sala de aula com os colegas
Imagem de Tono Diaz no Freepik

A prova conta com uma boa quantidade de questões objetivas 50, mas seu grande diferencial é a ausência de uma prova de redação.

O que cai na prova da ETEC para ensino médio?

Na questão de conteúdos, as provas para os cursos da ETEC são praticamente as mesmas, seja do ensino médio, técnico, profissionalizante ou EaD.

Elas cobrem os principais conteúdos que os estudantes aprendem durante o Ensino Fundamental — da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano —, sendo eles Língua Portuguesa, Matemática, Química, Biologia, Física, História e Geografia.

Logo, para se dar bem na ETEC você precisa revisar todos esses assuntos!


Como estudar?

Neste sentido, para passar na prova o aspecto mais importante é a organização dos estudos. Afinal, a pessoa vai ter que estudar bastante coisa.

Uma das recomendações é criar um cronograma contando com todas as disciplinas, incluindo até as séries de cada uma. Assim, você pode rever, de forma sistemática, os conteúdos mais importantes.

Garota estudando para ETEC do Ensino Médio com provas anteriores
Imagem de VecStock no Freepik

Felizmente, encontrar material para estudos é uma tarefa relativamente simples, visto que até os próprios livros didáticos já são o suficiente na maioria dos casos.

Além disso, ainda existem guias de estudos que você pode comprar e até obter de graça na internet, com apostilas voltadas completamente para os assuntos mais recorrentes no exame.


Onde e como encontrar provas anteriores da ETEC Ensino Médio?

Mas se você quer estudar por uma fonte confiável e, ao mesmo tempo, ter uma ideia melhor sobre como é o exame, as provas anteriores da ETEC Ensino Médio são o caminho a seguir.

Como o nome indica, essas são edições anteriores dos exames ETEC que você encontra acompanhados pelos gabaritos.

Dessa forma, é possível ter uma ideia de como as questões funcionam e fazer uma espécie de simulado, conferindo o seu conhecimento sobre os assuntos ao mesmo tempo.

E para encontrar essas provas, o melhor lugar é na internet, pelo próprio site da ETEC. Uma vez no portal, é só acessar a área de Provas e Gabaritos para ter acesso às edições desde 2014.

Provas anteriores da ETEC Ensino Médio
Imagem: Reprodução / Vestibulinho ETEC

Ao clicar em um dos links, você faz o download de um arquivo no formato PDF, onde precisará de um programa como o Adobe Reader para fazer sua leitura. Porém, também é possível ler o documento na maioria dos navegadores de internet.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jaizon Carlos
Formado em Letras, apaixonado por tecnologia e comunicação. Há mais de 3 anos atuando na criação de conteúdo educacionais e oportunidades para estudantes.