Cursos Técnicos que Mais Empregam 2024: Áreas Aquecidas 

Se você estiver procurando por um emprego, investir nos cursos técnicos que mais empregam 2024 pode ser a solução para o seu problema. Confira aqui as áreas mais aquecidas do mercado e o que você deve estudar para entrar nelas!

Empregada industrial feminina ensinando colega a operar a máquina
Imagem de Pch.vector no Freepik

Cursos técnicos que mais empregam em 2024

Conseguir um bom emprego em 2024 não é uma tarefa fácil. Por outro lado, ter as qualificações certas com certeza vai te ajudar a acelerar o processo.

Mas com as mudanças constantes no mundo, formas de qualificação mais demoradas como faculdade estão perdendo espaço para os famosos cursos técnicos.

Entretanto, se você está pensando em começar um hoje, precisa prestar bastante atenção em qual escolher. Afinal, cursos técnicos diferentes vão te proporcionar mais ou menos chance de conseguir um trabalho.

E para você começar escolhendo o curso certo, neste artigo vamos listar alguns dos cursos técnicos que mais empregam em 2024!


Diferenças entre faculdade e curso técnico

Antes de mais nada, devemos entender que o curso técnico e os cursos de nível superior, como faculdade, são semelhantes. Ambos visam preparar o estudante para o mercado de trabalho, porém, suas propostas são completamente diferentes.

Dito isso, os cursos de nível superior geralmente são mais longos e focam bastante numa formação mais abrangente, teórica e aprofundada.

Isso se reflete nas oportunidades de carreiras melhores na área de estudo, com salários altos e até cargos de liderança.

➜  Conheça todos os curso disponíveis na ETEC 2024.

Jovem estudando para cursos técnicos que mais empregam em 2024
Imagem de Wayhomestudio no Freepik

Por outro lado, os cursos técnicos, como os das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais), focam nas habilidades técnicas para realizar determinada função.

Como consequência, as oportunidades de trabalho são mais fechadas, mas por serem mais curtos, proporcionam uma entrada mais rápida ao mercado.


Lista de cursos técnicos que mais empregam

Agora que você já tem uma ideia melhor sobre como eles funcionam, vamos conferir uma lista com alguns dos cursos técnicos que mais empregam, por área!

Área de tecnologia

Em constante crescimento, a área de tecnologia é uma das que mais têm demanda por profissionais capacitados.

Além disso, a área é bastante ampla, possibilitando que você encontre facilmente um curso técnico que te agrade.

Neste sentido, alguns dos melhores cursos em tecnologia para se empregar em 2024 são:

Área de saúde

Outra área com necessidade constante por profissionais é a de saúde. E em particular, esta é uma das mais ativas no Brasil.

Entre os cursos mais comuns da área que você encontra no mercado estão:

Área industrial

Porém, se você quer um emprego rápido e com salários interessantes, fazer um curso técnico na área industrial pode ser uma opção.

Aqui geralmente vamos encontrar cursos relacionados a manutenção e/ou instalação de máquinas, equipamentos e sistemas de uso industrial. Mas também tem cursos relacionados à organização do trabalho e de pessoal.

Jovem fazendo curso técnico com uniforme de trabalho e capacete de segurança, verificando a produção na fábrica
Imagem de Aleksandarlittlewolf no Freepik

Confira alguns exemplos:

Área de gestão

E sim, também existem diversos cursos técnicos que empregam em cargos voltados para liderança de setores específicos.

Neste caso, a pessoa se forma com habilidades práticas para resolver os mais variados problemas em determinada área, mas geralmente envolvem coisas como gestão humana, logística, etc.

Exemplos de cursos técnicos da área de gestão:


Como escolher cursos técnicos que empregam no ano de 2024

Estas foram apenas algumas das melhores áreas e cursos técnicos que mais empregam neste ano.

Mas além deles, a área de educação também proporciona boas oportunidades, com cursos voltados principalmente para tradução de línguas estrangeiras e Libras.

Jovem estudando para tradução, um dos cursos técnicos que mais empregam
Imagem: Freepik

Entretanto, antes de escolher um, o aconselhado é realizar pesquisas específicas sobre a demanda do mercado onde você mora. Assim, você consegue uma base para considerar as suas próprias aptidões e interesses.

Por fim, uma ótima dica é ficar sempre antenado nas tendências e inovações em diferentes setores do mercado.

Desta forma, você pode se preparar para quaisquer mudanças chegando no seu trabalho, ou até mesmo para uma possível troca de emprego.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jaizon Carlos
Formado em Letras, apaixonado por tecnologia e comunicação. Há mais de 3 anos atuando na criação de conteúdo educacionais e oportunidades para estudantes.