Como saber se Passei na ETEC 2024? Descubra agora!

Milhares de jovens vão participar do Vestibulinho ETEC, e depois se perguntar: como saber se passei na ETEC 2024? Isso porque a maioria dos candidatos não sabem como funciona o processo seletivo. Então, se você é um deles, veja aqui tudo que precisa saber.

jovem verifica algo no notebook
Imagem: Freepik

A ETEC

A Escola Técnica Estadual (ETEC) foi criada e é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, com o propósito de promover formação profissional de nível técnico gratuitamente. Desde então, a instituição, que é administrada pelo Centro Paulo Souza, já formou milhares de jovens.

Atualmente, a ETEC oferece mais de 200 cursos de Ensino Médio de diferentes modalidades de estudo, incluindo técnicos, além dos técnicos pós Médio. Dessa forma, diploma e profissionaliza centenas de jovens em cerca de 200 unidades espalhadas pelo estado

Estudante posa sorridente segurando livros no corredor da escola, com colegas ao fundo
Imagem: Freepik

Como ingressar na ETEC

Devido ter um ensino de alta qualidade e gratuito, a ETEC conta com uma grande concorrência por suas vagas. Desse modo, para ingressar na instituição é preciso ser aprovado em seu processo seletivo próprio, chamado Vestibulinho ETEC.

Semelhante a um vestibular, o Vestibulinho ETEC conta com uma prova composta por um número variável de questões objetivas de múltipla escolha. Com conteúdos que variam de acordo com a modalidade e curso escolhido, o exame é classificatório e eliminatório.


O que cai na prova da ETEC?

Como a ETEC oferece diversas modalidades e níveis de estudo, as provas da ETEC não são iguais em conteúdo. Apesar disso, são um pouco semelhantes, pois além de temas específicos de cada curso, abordam conteúdos aprendidos no Ensino Fundamental.

As provas são divididas em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Dessa maneira, os conteúdos abordados são de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física e Química.

Resultado ETEC 2024: Lista de Aprovados e Classificação dos Alunos.

Jovens fazem prova
Imagem: Freepik

Como saber se Passei na ETEC 2024?

Cada etapa do Vestibulinho ETEC é previamente definida e divulgada no portal do processo seletivo, incluindo os dois momentos de divulgação de resultados. Para saber se você passou, o primeiro passo é saber quando verificar essa informação, por isso, verifique o calendário da edição.

Se você concorrer a uma vaga em um dos cursos que exigem prova de aptidão (Canto, Dança, Regência e Teatro), receberá a classificação inicial antes. Mas vai saber se passou mesmo junto dos candidatos dos demais cursos, já que os resultados finais são divulgados juntos.

Clique aqui para ver o calendário completo do Vestibulinho ETEC 2024.


Inscrições no Vestibulinho ETEC 2024

Agora que você sabe como funciona o Vestibulinho ETEC e descobriu como verificar se foi aprovado, não se esqueça de fazer sua inscrição. Então, veja abaixo um passo a passo de como se inscrever no portal Vestibulinho ETEC:

  1. Acesse o portal Vestibulinho ETEC clicando aqui;
  2. Clique em iniciar inscrição;
    Inscrições Vestibulinho ETEC
    Imagem: Reprodução
  3. Preencha seus dados de acesso e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  4. Escolha sua unidade, modalidade, curso e turno de interesse, além de uma 2ª opção e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  5. Preencha seus dados pessoais e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  6. Preencha o formulário de pontuação acrescida e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  7. Faça a confirmação dos dados da ficha de inscrição e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  8. Responda o questionário socioeconômico e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  9. Escolha como pagar e pague a taxa de inscrição de R$ 33 (com boleto ou cartão de crédito) e conclua a inscrição;
  10. Pronto você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.