Curso de Eletrônica ETEC 2024: Como é o curso; Mercado de trabalho

Se você tem habilidades manuais, é atento a pequenos detalhes, e tem interesse pela área técnica de eletrônica, veja aqui tudo que você precisa saber sobre o curso de Eletrônica ETEC 2024, de nível técnico e entenda o que esta carreira tem para lhe oferecer.

Close de dois técnicos criando um sistema eletrônico
Imagem: Freepik

Como é o curso de Eletrônica na ETEC?

Disponível para ser desenvolvido integrado ao Ensino Médio, ou como um curso pós Médio, o curso de Eletrônica ETEC habilita profissionais para trabalhar como técnico de equipamentos, sistemas eletrônicos embarcados e de automação

Ao fazer este curso, o profissional aprende a ser parte ativa no desenvolvimento de projetos de sistemas eletrônicos embarcados, fazendo uso das mais modernas tecnologias de circuitos microprocessados e microcontrolados.

O curso ensina também a trabalhar com semicondutores de potência e componentes microeletrônicos, assim como implementar interfaces de automação com comandos eletromecânicos, ou controladores lógicos programáveis.

Os alunos que fazem este curso são capacitados tanto para realizar, como supervisionar, a instalação e manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos, e fazer testes de calibração em equipamentos eletrônicos.

O que estuda em Eletrônica?

Para desempenhar suas funções, o técnico em Eletrônica formado pela ETEC estuda sobre eletricidade básica, circuitos e máquinas elétricas, instalações elétricas residenciais, redes de comunicação e telecomunicações.

Ao longo dos três semestres de cursos os alunos do curso adquirem conhecimento sobre eletrônica analógica e digital, eletromagnetismo, montagem de circuitos eletrônicos, sistemas microprocessados e digitais, eletrônica, controle e automação industrial, entre outros conteúdos importantes.

close das mãos de um técnico em eletrônica montando um circuito eletrônico
Imagem: Freepik

Onde um técnico em Eletrônica pode trabalhar?

Formados no curso da ETEC podem atuar como auxiliar técnico ou técnico em eletrônica como autônomo ou empregado em empresas de telecomunicações, que fabricam, comercializam ou consertam produtos eletrônicos, que prestam serviços para a indústria, entre outras.

Como passar na Prova da ETEC 2024? Nota Mínima e Dicas Valiosas.

Qual é o salário de um profissional de Eletrônica?

Quem tem formação técnica em Eletrônica tem salário bastante variável. Isso porque o valor depende da área de atuação da empresa, além do porte e da região, com os salários variando entre R$ 1.800 e R$ 3.500.

É importante destacar que no início da carreira os salários costumam ser mais baixos, devido à inexperiência do profissional, mas conforme ele vai acumulando mais experiência prática e conhecimento técnico, sua remuneração aumenta.

Vestibulinho ETEC Segundo Semestre 2024: Inscrições e Vagas.

Técnica trabalha com a solda em um circuito eletrônico
Imagem: Freepik

Onde fazer o curso de Eletrônica ETEC?

Ofertado nas modalidades de estudo presencial e semipresencial, o curso de Eletrônica ETEC de nível técnico pode ser encontrada em várias unidades da ETEC, veja algumas delas:

  • Etec Bento Quirino;
  • Etec José Martimiano da Silva;
  • Etec Júlio de Mesquita;
  • Etec Lauro Gomes;
  • Etec São Mateus;
  • Etec de Campo Limpo Paulista;
  • Etec Albert Einstein;
  • Etec de Guaianazes;
  • Etec Getúlio Vargas;
  • Etec Takashi Morita.

Veja todas as unidades que oferecem o curso clicando aqui.


Inscrição no curso de Eletrônica ETEC 2024

Para se fazer o curso de Eletrônica ETEC 2024, os interessados devem se inscrever no Vestibulinho ETEC, para concorrer a uma vaga. Então, veja abaixo como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o portal Vestibulinho ETEC clicando aqui;
  2. Clique em iniciar inscrição;
    Inscrições Vestibulinho ETEC
    Imagem: Reprodução
  3. Preencha seus dados de acesso e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  4. Escolha sua unidade, modalidade, curso e turno de interesse, além de uma 2ª opção e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  5. Desse modo, preencha seus dados pessoais e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  6. Preencha o formulário de pontuação acrescida e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  7. Faça a confirmação dos dados da ficha de inscrição e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  8. Responda o questionário socioeconômico e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  9. Escolha como pagar e pague a taxa de inscrição (com boleto ou cartão de crédito) e conclua a inscrição;
  10. Por fim, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.