Como passar na Prova da ETEC 2024? Nota Mínima e Dicas Valiosas

Se você mora em São Paulo, pode ter oportunidade de ter uma educação de maior qualidade e ainda se qualificar profissionalmente se conseguir uma das concorridas vagas da ETEC, mas para isso precisa ser aprovado no Vestibulinho, então veja aqui como passar na prova da ETEC 2024.

Jovens fazem prova
Imagem: Freepik

A ETEC

Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, a Escola Técnica Estadual (ETEC) foi criada com objetivo de promover formação profissional de nível técnico gratuitamente, por meio de cursos técnicos, integrados e de nível médio, oferecidos em suas mais de 200 unidades.


A prova da ETEC

Como é uma instituição pública e concorrida, para entrar na ETEC é preciso participar do Vestibulinho 2024, que é um processo seletivo semelhante a um vestibular de faculdade, composto por provas objetivas de múltipla escolha, que podem ter se 26 a 40 questões dependendo do nível e modalidade de estudo.

Close de uma folha de respostas de uma prova com um pápis e uma borracha em cima
Imagem: Freepik

Como passar na prova da ETEC 2024

Para se preparar para as provas do Vestibulinho ETEC, primeiro é preciso entender que, como a instituição dispõe de diferentes níveis e modalidade de estudo, as provas são um pouco diferentes uma das outras.

Além dos conteúdos de disciplinas do ensino fundamental, a prova ETEC também aborda temas específicos que são relacionados às competências profissionais do curso em que o candidato se inscreveu.

Descubra o que mais O que cai na Prova da ETEC 2024: Matérias, apostilas e questões (PDF)

Mesmo assim, é possível elaborar um plano de estudo geral para quem vai participar do Vestibulinho. Veja abaixo como estudar para a prova ETEC 2024, com dicas valiosas voltadas a cada disciplina:

  • Língua Portuguesa: Estude gramática e acentuação, mas foque mais em interpretação de texto.
  • Matemática: É recomendado que se estude um pouco de tudo que se aprendeu nos últimos anos do Ensino Fundamental, mas que se dedique mais a estudar álgebra, geometria e estatística;
  • História: Aqui realmente é importante rever tudo desde as mais diversas civilizações existentes durante toda a evolução humana, e seus sistemas sociais e culturais, até mais especificamente as sociedades indígenas brasileiras;
  • Geografia: Outra matéria que merece uma revisão geral, estude mapas, paisagens, recursos, clima, atividades econômicas, migratórias, territoriais e de consumo do ser humano, tudo que viu no Ensino Fundamental;
  • Biologia: Relembre os conteúdos sobre meio ambiente, origem e evolução dos seres humanos e animais, características dos seres vivos, reprodução e sexualidade, mas foque principalmente em ecologia e saúde;
  • Física: Aqui é bom relembrar os conteúdos de ciências, tecnologia e subsistência, além de estudar tudo que envolve a terra, da estrutura a sua rotação, até as estações do ano e fontes de energia;
  • Química: Se você ainda não decorou a tabela periódica, agora é o momento, estude todos seus elementos e substâncias, e não se esqueça de revisar reações químicas, estados da matéria, sistema produtivo e estrutura atômica.
Adolescente estuda concentrada conteúdo de livro em sua mão sentada no sofá diante livros e cadernos
Imagem: Freepik

Nota mínima da prova ETEC

Apesar de ter semelhança com vestibular de faculdade, a ETEC não define nota de corte para seus cursos, mas é possível ter ideia da nota mínima que é necessário tirar se você analisar as médias obtidas nos últimos processos seletivos.

Aproveite também, o Vestibulinho ETEC Segundo Semestre 2024!

Menos concorridos:

  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Nutrição Dietética: 32;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração: 36;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Química: 38;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Recursos Humanos: 38;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico Logística: 39;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 40.
Adolescente verifica algo em seu notebook
Imagem: Freepik

Mais concorridos:

  • Técnico em Design Gráfico: 42;
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 41;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 40;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Design Gráfico: 39;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Serviços Jurídicos: 39;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração: 38;
  • Técnico em Administração: 38;
  • Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 37.

Agora que você sabe como se preparar, se você quer ver as vagas disponíveis para o curso de seu interesse em cada unidade e se inscrever no Vestibulinho ETEC, clique aqui e se inscreva rapidamente.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.