O que estudar para o Vestibulinho ETEC 2024? Apostilas e Estratégias

Muitos jovens estão se preparando para o Vestibulinho ETEC, sabendo que precisam criar algumas estratégias para se dar bem nas provas, se você é um deles, veja aqui o que estudar para o Vestibulinho ETEC 2024 e como ter o melhor rendimento de estudos.

Jovem estuda em mesa em seu quarto
Imagem: Freepik

Vestibulinho ETEC

Reconhecida pela qualidade de seu ensino, a ETEC é muito concorrida, o que exige que os interessados em ingressar em seus cursos passem por um processo seletivo rigoroso, chamado Vestibulinho.

Semelhante aos processos seletivos de ingresso em universidades, o Vestibulinho ETEC conta com provas objetivas de múltipla escolha, com de 26 a 40 questões, dependendo do curso escolhido, mas não tem prova de redação.


O que cai na prova da ETEC 2024

Apesar de ter alguma variação, devido seus cursos de diferentes níveis e modalidade de estudo, as provas do Vestibulinho ETEC são semelhantes, caindo basicamente conteúdos aprendidos no Ensino Fundamental, além de alguns temas específicos de cada curso.

Divididas em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, as provas da ETEC abordam conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física e Química.

 ✓ Aproveite também, as oportunidades do Vestibulinho ETEC Segundo Semestre!

Close de uma folha de respostas de uma prova com um pápis e uma borracha em cima
Imagem: Freepik

O que estudar para o Vestibulinho ETEC 2024?

Embora a ETEC não produza apostilas de preparação para as provas, os interessados em usar este tipo de material de estudo, podem encontrar algumas apostilas produzidas por escolas que oferecem cursos preparatórios, à venda na internet.

Estudando com o sem apostila, o importante na hora de se preparar para o Vestibulinho ETEC é focar em alguns conteúdos mais comumente exigidos nas provas, veja abaixo o que estudar em cada disciplina:

  • Língua portuguesa: Estude gramática e acentuação, mas foque mesmo em interpretação de texto;
  • Matemática: Estude tudo que viu nos últimos anos do Ensino Fundamental, principalmente álgebra, geometria e estatística;
  • História: Foque nas civilizações existentes na evolução de todo o mundo, e seus sistemas sociais e culturais, principalmente as sociedades indígenas do Brasil, mas dê uma olhada em todo conteúdo;
  • Geografia: Dê atenção a todo conteúdo, principalmente: mapas, paisagens, recursos, clima, atividades econômicas, migratórias, territoriais e de consumo do ser humano;
  • Biologia: Relembre tudo sobre meio ambiente, origem e evolução dos seres humanos e animais, características dos seres vivos, reprodução e sexualidade, mas foque mesmo em ecologia e saúde;
  • Física: Dedique mais tempo na hora de estudar conteúdos que envolvam a terra, a estrutura, sua rotação, as estações do ano e fontes de energia, além dos de ciências, tecnologia e subsistência;
  • Química: A tabela periódica deve receber a maior parte de sua atenção, estude todos os elementos e substâncias, além de sua estrutura atômica, reações químicas, estados da matéria e sistema produtivo.
jovem estuda sentada em mesa em seu quarto
Imagem: Freepik

Estratégias para estudar para o Vestibulinho ETEC

Considerando a grande quantidade de conteúdo para se estudar para o Vestibulinho ETEC, além de saber o que estudar, se você quer passar, também é bom ter algumas estratégias que facilitem seu processo de preparação, veja abaixo algumas boas dicas:

  1. Faça um cronograma de estudo;
  2. Tenha um lugar apropriado para estudar sem distrações e em posição correta;
  3. Estude mais os conteúdos que têm mais dificuldade;
  4. Use as provas das edições anteriores para estudar;
  5. Faça simulados e exercícios;
  6. Estude com livros, apostilas, video-aulas e até podcasts.

Inscrições no Vestibulinho ETEC 2024

Agora que você já sabe que estratégias usar e o que estudar, não se esqueça de fazer sua inscrição de 20 de outubro a 23 de novembro, no portal Vestibulinho ETEC. Veja abaixo um passo a passo de como se inscrever:

  1. Acesse o portal Vestibulinho ETEC clicando aqui;
  2. Clique em iniciar inscrição;
    Inscrições Vestibulinho ETEC
    Imagem: Reprodução
  3. Preencha seus dados de acesso e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  4. Escolha sua unidade, modalidade, curso e turno de interesse, além de uma 2ª opção e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  5. Preencha seus dados pessoais e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  6. Preencha o formulário de pontuação acrescida e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  7. Faça a confirmação dos dados da ficha de inscrição e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  8. Responda o questionário socioeconômico e clique em salvar e ir para próxima etapa;
  9. Escolha como pagar e pague a taxa de inscrição de R$ 33 (com boleto ou cartão de crédito) e conclua a inscrição;
  10. Por fim, você está inscrito, agora é só pagar o boleto da taxa para efetivar sua inscrição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.