Correção da Prova da ETEC 2024: Veja como Fazer

Você sabe como fazer a correção da prova da ETEC 2024? Esse é um passo importante para saber sua pontuação no exame e, consequentemente, se você foi aprovado. Confira aqui como!

Estudante fazendo correção da prova da ETEC 2024
Imagem de Wayhomestudio no Freepik

Correção da prova da ETEC 2024

Mais conhecida como ETEC, a Escola Técnica Estadual é uma oportunidade para aqueles que estão buscando uma formação na modalidade técnico.

Ou seja, ela funciona basicamente como uma faculdade, mas voltada apenas para cursos técnicos. Desta forma, proporciona aos seus estudantes mais facilidade para entrar no mercado de trabalho.

Além disso, profissionais com formação de nível técnico geralmente têm remunerações e condições de trabalho melhores do que as encontradas por profissionais de nível médio.

E assim como nas facilidades, para ingressar na ETEC é preciso passar por uma seleção no formato de exame, conhecido como “vestibulinho”. Neste artigo você aprenderá como fazer a correção da prova da ETEC 2024 para saber sua nota antes do resultado oficial!

➜ Veja todas as oportunidades de cursos da ETEC para 2024 clicando aqui!


Como funciona a prova da ETEC?

A prova da ETEC 2024 é separada em 3 modalidades. A primeira é o exame do processo seletivo vestibulinho para a 1ª série do Ensino Médio e para o 1º módulo, que contempla os cursos técnicos presenciais, semi-presenciais e on-line.

Jovem estudando para prova ETEC
Imagem de Wayhomestudio no Freepik

Além disso, também tem uma prova que dá acesso às vagas remanescentes, contemplando o segundo módulo do Ensino Técnico, que possui 30 questões.

Em ambos os exames, os participantes são testados nas habilidades de conhecimentos nas principais matérias da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental II.

Mas o exame também engloba os assuntos de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências da Natureza.


Como calcular a nota da ETEC?

As questões da prova são objetivas e das 5 opções, apenas uma é correta. Além disso, cada uma delas possui valor de 1 ponto, caso haja um acerto.

Porém, a classificação para os cursos não leva em consideração apenas a pontuação. Na hora de classificar os participantes, a nota final é definida pela seguinte regra: NF = N (1 + A + P).

Calculadora em cima de uma mesa 
Imagem de KamranAydinov no Freepik

Além disso, a fórmula para os cursos em Canto, Dança, Regência e Teatro são calculadas assim: NF=[(N+2PA)/2].(1+A+P).

E a fórmula funciona da seguinte maneira:

  • NF = nota final;
  • N = pontos da prova;
  • PA = pontos da prova de aptidão;
  • A = 3% para afrodescendentes;
  • P = 10% para quem cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental no ensino público.

Como fazer a correção da prova da ETEC 2024?

Mas saber como o cálculo funciona é só o primeiro passo. Para calcular a sua própria nota você precisa, antes de mais nada, do gabarito oficial do vestibulinho.

Nele consta o caderno de provas do exame e uma página com todas as respostas corretas.

Uma vez com o gabarito em mãos, o participante pode comparar suas respostas e depois aplicar uma das fórmulas mencionadas anteriormente, de acordo com sua situação.


Como acessar o gabarito do exame?

A ETEC libera o gabarito do exame seguindo seu cronograma, que para a versão de 2024 (1° semestre), é no dia 14 de dezembro de 2023.

O gabarito é disponibilizado para qualquer pessoa que acessar o site do Vestibulinho e seguir estes passos:

  1. No site do Vestibulinho, clique no cartão “Provas e Gabaritos”;

    Gabarito para fazer a correção da prova da ETEC 2024
    Imagem: Reprodução / Vestibulinho ETEC
  2. Clique na aba referente ao ano da edição;
  3. Baixe a prova e/ou o gabarito clicando no link correspondente a versão da prova.

Além disso, na página mencionada acima também é possível conferir coisas como edições de provas passadas, o que pode ser uma boa fonte de estudos.

Outro lugar para você fazer a correção da prova da ETEC 2024 é no YouTube, seguindo um dos diversos canais voltados para conteúdos do exame.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jaizon Carlos
Formado em Letras, apaixonado por tecnologia e comunicação. Há mais de 3 anos atuando na criação de conteúdo educacionais e oportunidades para estudantes.