Como trabalhar na ETEC 2024? Editais das Etecs e Fatecs

publicidade

Se você vive no estado de São Paulo, tem formação em licenciatura e está procurando por uma boa oportunidade de trabalho, veja aqui como trabalhar na ETEC 2024 e saiba tudo que precisa para tentar uma vaga nas Faculdades e Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo.

Professora dá aula para turma de universitários
Imagem: Freepik

GUIA DE CONTEÚDO

publicidade

A ETEC

Criada em 1969, e mantida pelo Governo do Estado de São Paulo desde então, a Escola Técnica Estadual (ETEC) é uma instituição de educação pública, que tem objetivo de promover formação profissional de nível técnico gratuitamente, por meio de cursos técnicos, integrados e de nível médio.

Atualmente a instituição conta com mais de 200 unidades espalhadas por todo o estado de São Paulo, nas quais oferece a seus alunos opções de modalidades de estudo conforme seu nível de estudo e interesse.

Processo Seletivo Docentes ETEC 2024: Veja como ser Professor da ETEC.


A Fatec

Já a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), foi criada em 1973, com objetivo de promover cursos superiores de tecnologia, para formar profissionais em áreas de atuação mais específicas do que aqueles com formação em bacharelado e licenciatura.

Contando atualmente com 74 unidades instaladas em cidades paulistas, a Fatec oferece quase 100 opções de cursos de graduação tecnológica voltados a diversas áreas de atuação, como Tecnologia da Informação, Construção Civil, Mecânica, Informática e Turismo, entre outras.

publicidade
Professora posa enquanto explica algo para aluno utilizando um tablet
Imagem: Freepik

Como trabalhar na ETEC?

Se você tem interesse em tentar obter uma vaga de trabalho na ETEC 2024  ou até na Fatec, saiba que essa meta é bastante atingível, já que ambas instituições são administradas pelo Centro Paula Souza tem dois tipos de processos seletivos para contratação de novos professores.

Como são instituições públicas, a ETEC e a Fatec realizam concursos públicos de tempos em tempos para contratação de grande porte, classificando os candidatos inscritos por meio de provas provas escrita, prática e de títulos.

No entanto, para se tornar um professor de uma das duas instituições não é preciso aguardar a abertura de seus concursos, já que ambas também realizam contratações por meio de processo seletivo simplificado, selecionando seus candidatos apenas por meio de prova prática e de títulos.

Conheça as unidades da ETEC de todo o estado!

A diferença entre os dois processos seletivos é que o concurso público tem convocação imediata dos selecionados para contratação por prazo indeterminado, enquanto o simplificado seleciona para formação de cadastro reserva e faz contratações por tempo determinado.

publicidade
Professora interage com aluno que levanta a mão com dúvida
Imagem: Freepik

O que é preciso para ser um professor da ETEC ou da Fatec?

Seja por concurso público ou processo seletivo simplificado, para conseguir ser contratado como professor em uma unidade da ETEC ou da Fatec, os candidatos preciso atender a alguns requisitos mínimos, veja quais são eles:

  • Para o cargo de Professor de Ensino Médio e Técnico do componente curricular da Base Nacional Comum e parte diversificada do Ensino Médio é necessário ter licenciatura ou equivalente e diploma de bacharelado ou de tecnologia de nível superior que permitiu a formação docente;
  • Para o cargo de Professor de Ensino Médio e Técnico do componente curricular da formação profissional do do Ensino Médio e/ou Educação Profissional Técnica de Nível Médio é preciso ter licenciatura em cursos superiores de formação de professores de disciplinas especializadas no ensino de 2º grau, acompanhado de diploma do curso de bacharelado ou de tecnologia de nível superior, e de técnico de nível médio no curso/área do componente curricular, ou graduação superior de bacharelado ou de tecnologia de nível superior;
  • Para ministrar aulas de disciplinas específicas do Ensino Médio e Técnico é preciso ter formação superior especializada na área.
publicidade

Como se inscrever para trabalhar na ETEC ou Fatec?

Para se inscrever para trabalhar na ETEC ou Fatec, os interessados só precisam acessar o portal do Departamento de Gestão de Seleção de Docente e Auxiliares de Docente da Unidade de Recursos Humanos (DGSDAD-URH) da ETEC e verificar se tem editais abertos para inscrição.

Veja abaixo um passo a passo fácil de como fazer sua inscrição, por exemplo, em processo seletivo simplificado para docentes da ETEC:

  1. Acesse o Portal do DGSDAD-URH clicando aqui;
    Inscrições para docentes da ETEC e Fatec
    Imagem: Reprodução
  2. Em Processo Seletivo Simplificado para Docentes, clique em Inscreva-se;
  3. Verifique as unidades com inscrições abertas e caso haja alguma de seu interesse clique em inscreva-se;
  4. Antes de se inscrever acesse o edital e o leia atentamente;
  5. Após a leitura do edital, clique em inscreva-se;
  6. Preencha os dados solicitados;
  7. Informe sua cor/raça e se deseja participar do sistema de pontuação diferenciada;
  8. Se optar pelo sistema de pontuação diferenciada anexe sua foto;
  9. Preencha suas informações acadêmicas;
  10. Anexe seu Memorial Circunstanciado conforme modelo disponibilizado no edital (Prova de Títulos);
  11. Conclua sua inscrição.

O que você achou disso?

publicidade

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

publicidade

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.