Processo Seletivo Docentes ETEC 2024: Veja como ser Professor da ETEC

Se você é professor, vive no estado de São Paulo e está em busca de uma boa oportunidade de emprego, saiba que pode trabalhar em uma das mais renomadas instituições de ensino do estado, veja aqui como participar do processo seletivo docentes ETEC 2024.

Professora interage com aluno que levanta a mão com dúvida
Imagem: Freepik

A ETEC

Criada em 1969, e mantida pelo Governo do Estado de São Paulo desde então, a Escola Técnica Estadual (ETEC) é uma instituição de educação pública, que tem objetivo de promover formação profissional de nível técnico gratuitamente, por meio de cursos técnicos, integrados e de nível médio.

Atualmente a instituição conta com mais de 200 unidades espalhadas por todo o estado de São Paulo, nas quais oferece a seus alunos opções de modalidades de estudo conforme seu nível de estudo e interesse.

Professora escreve na lousa
Imagem: Freepik

Como ser professor da ETEC?

A ETEC seleciona professores para trabalharem em suas unidades de duas formas, por meio de concurso público e do processo seletivo simplificado, sendo o segundo utilizado apenas para contratações por tempo determinado.

O concurso público, que é realizado com menos frequência, tem a mesma metodologia de outros processos seletivos do tipo, tempo período de inscrição, provas escrita, prática e de títulos, e convocação imediata dos selecionados para contratação por prazo indeterminado.

Já o processo seletivo simplificado é realizado com maior frequência, mas voltado para cadastro reserva, com objetivo de complementação do quadro de docentes das ETECs, e como o nome sugere, mas simples, selecionando apenas por meio da prova prática e de títulos.

Processo Seletivo Docentes ETEC 2024
Imagem: Freepik

O que é preciso para ser um professor da ETEC?

Obviamente, para trabalhar como professor em uma das unidades da ETEC espalhadas por São Paulo não basta querer, é preciso atender a requisitos mínimos que dizem respeito à formação do candidato.

Veja abaixo quais são estes requisitos:

  • Para o cargo de Professor de Ensino Médio e Técnico do componente curricular da Base Nacional Comum e parte diversificada do Ensino Médio é necessário ter licenciatura ou equivalente e diploma de bacharelado ou de tecnologia de nível superior que permitiu a formação docente;
  • Para o cargo de Professor de Ensino Médio e Técnico do componente curricular da formação profissional do do Ensino Médio e/ou Educação Profissional Técnica de Nível Médio é preciso ter licenciatura em cursos superiores de formação de professores de disciplinas especializadas no ensino de 2º grau, acompanhado de diploma do curso de bacharelado ou de tecnologia de nível superior, e de técnico de nível médio no curso/área do componente curricular, ou graduação superior de bacharelado ou de tecnologia de nível superior;
  • Para ministrar aulas de disciplinas específicas do Ensino Médio e Técnico é preciso ter formação superior especializada na área.

Inscrição no processo seletivo docentes ETEC 2024

Os interessados no processo seletivo docentes ETEC 2024 podem verificar se tem editais abertos para inscrição e se inscrever no portal do Departamento de Gestão de Seleção de Docente e Auxiliares de Docente da Unidade de Recursos Humanos (DGSDAD-URH) da ETEC.

Veja abaixo um passo a passo de como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o Portal do DGSDAD-URH clicando aqui;
    Processo Seletivo Docentes ETEC 2024
    Imagem: Reprodução
  2. Em Processo Seletivo Simplificado para Docentes, clique em Inscreva-se;
  3. Verifique as unidades com inscrições abertas e caso haja alguma de seu interesse clique em inscreva-se;
  4. Antes de se inscrever acesse o edital e o leia atentamente;
  5. Após a leitura do edital, clique em inscreva-se;
  6. Preencha os dados solicitados;
  7. Informe sua cor/raça e se deseja participar do sistema de pontuação diferenciada;
  8. Se optar pelo sistema de pontuação diferenciada anexe sua foto;
  9. Preencha suas informações acadêmicas;
  10. Anexe seu Memorial Circunstanciado conforme modelo disponibilizado no edital (Prova de Títulos);
  11. Conclua sua inscrição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.