Cursos Menos Concorridos da ETEC 2024 (Mais Fáceis de Passar)

A ETEC é uma instituição conhecida e respeitada pela qualidade dos cursos que oferece. Por isso, ela é bastante procurada e isso torna suas vagas concorridas. Entretanto, há também alguns cursos que não são tão procurados pelos alunos e aqui você vai descobrir quais são os cursos menos concorridos da ETEC 2024.

Cursos Menos Concorridos da ETEC 2024
Cursos Menos Concorridos da ETEC 2024

Conheça mais sobre a ETEC

As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo são instituições de ensino técnico que possuem diferentes opções de cursos para que os alunos se profissionalizem na área de seu maior interesse.

Para entrar na instituição é preciso passar pelo processo do vestibulinho ETEC e garantir sua vaga. Uma vez aprovado, o aluno aprende com a associação entre teoria e prática, a fim de prepará-lo melhor para o mercado de trabalho.

Unidades ETEC 2024
Unidades ETEC 2024

A instituição trabalha com cursos em três modalidades, que são:

  • Curso Técnico – exige que os alunos estejam matriculados e cursando o segundo ano do Ensino Médio;
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional – é preciso ter concluído o ensino fundamental, de forma regular ou EJA;
  • Especialização – é necessário ter concluído o Ensino Médio ou o Ensino Técnico aliado ao curso no qual deseja se especializar.

Uma vez que os estudantes conhecem as diferentes modalidades da ETEC, eles podem se inscrever nos cursos que desejam fazer de acordo com sua área de interesse.

Vestibulinho ETEC 2024
Vestibulinho ETEC 2024

Demanda ETEC 2024

Todos os anos, a ETEC costuma divulgar a demanda dos cursos do vestibulinho mais procurados no ano anterior.

Ainda não foi divulgada a lista de 2023, mas é possível se basear nos anos anteriores e ter uma noção daqueles cursos que serão mais concorridos em 2024. Lembrando que atualizaremos a página assim que for possível.

Abaixo, listamos alguns dos cursos que possuem mais vagas disponíveis do que candidatos interessados – o que aumenta a chance de ser aprovado.

Muitos desses cursos estão localizados em grandes cidades, o que pode ser positivo para quem mora nelas, pois não precisa se deslocar a cidades menores caso queiram fugir de uma concorrência alta.

Dessa forma, é válido dizer que apesar de ter mais vagas do que candidatos, não quer dizer que o aluno já está aprovado automaticamente. É preciso fazer a prova da ETEC com igual dedicação, pois é preciso tirar pelo menos a pontuação mínima em cada matéria para ser aprovado.

Além disso, não existe nenhuma garantia de que a concorrência para determinado curso vai permanecer baixa sempre. Tudo pode mudar caso mais pessoas se interessem por aquele curso no ano em que você fizer o vestibulinho.

De todo modo, vale destacar que cursos com concorrência mais baixa exigem menos acertos enquanto que cursos com concorrência mais alta exigem um desempenho melhor dos candidatos.

FATEC Guarulhos
FATEC Guarulhos

 


Lista dos 10 cursos menos concorridos da ETEC

Confira a lista dos 10 cursos que foram menos procurados no Vestibulinho 2021.1 da ETEC:

  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Nutrição e dietética – Novotec integrado – Escola Técnica de Heliópolis;
  • Ensino Médio Com Habilitação Profissional De Técnico Em Administração – Novotec Integrado – Escola Técnica João Elias Margutti
  • Ensino Médio Com Habilitação Profissional De Técnico Em Recursos Humanos – Novotec Integrado – Escola Técnica Eudécio Luiz Vicente
  • Ensino Médio Com Habilitação Profissional De Técnico Em Administração – Novotec Integrado/Ams – Escola Técnica Extensão Fatec São Carlos
  • Ensino Médio Com Habilitação Profissional De Técnico Em Automação Industrial – Novotec Integrado – Escola Técnica João Baptista De Lima Figueiredo
  • Ensino Médio Com Habilitação Profissional De Técnico Em Administração – Novotec Integrado – Escola Técnica Matheus Leite De Abreu
  • Ensino Médio Com Habilitação Profissional De Técnico Em Eventos – Novotec Integrado – Escola Técnica Albert Einstein
  • Ensino Médio Com Habilitação Profissional De Técnico Em Recursos Humanos – Novotec Integrado – Escola Técnica Doutora Maria Augusta Saraiva
  • Ensino Médio Com Habilitação Profissional De Técnico Em Cozinha – Novotec Integrado – Escola Técnica Santa Ifigênia
  • Ensino Médio Com Habilitação Profissional De Técnico Em Recursos Humanos – Novotec Integrado – Escola Técnica Polivalente De Americana

Veja também: Vestibulinho ETEC Segundo Semestre 2024

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.