PROUNI 2020: Inscrições, Resultado, Lista de Espera e Nota de Corte

publicidade

Para os estudantes que fizeram o ENEM, porém não foram aprovados pelo SISU, ainda existe esperanças de iniciar o ano em uma Universidade com uma bolsa integral ou parcial, graças ao PROUNI 2020. Este programa garante que jovens de baixa renda possam entrar em Universidade particulares com bolsas de estudos, o PROUNI 2020 abre suas inscrições sempre após o fechamento do SISU.  

PROUNI 2020
PROUNI 2020

Veja como se inscrever no PROUNI neste artigo, portanto, continue lendo para ter mais informações sobre a sua matrícula! 

publicidade

PROUNI 2020 

O Programa Universidade para Todos (PROUNI), foi criado em 2005 pelo Governo Federal para que jovens de baixa renda, pudessem entrar em Universidades particulares gratuitamente, ou pagando até a metade do valor do curso. 

publicidade

✓ Confira mais vagas de cursos abertas:

Dessa forma, o PROUNI 2020 é hoje um dos mais importantes programas de incentivo a educação e Ensino Superior de todo o país, tendo já formado mais de 500 mil jovens em todas as regiões do país. 

publicidade

Este programa funciona como um “plano B” para os jovens que não foram aprovados no SISU 2020 após realizarem a prova do ENEM 2020 do ano anterior. 


Requisitos PROUNI 2020 

Existem alguns critérios mínimos para que um estudante possa se candidatar a uma das vagas ofertadas pelo PROUNI 2020, pois este programa é destinado a um grupo determinado de jovens estudantes. 

Confira abaixo as regras de inscrição: 

publicidade
  • É preciso que o estudante já tenha finalizado o Ensino Médio; 
  • Deverá ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública, ou em escola da rede privada, desde que seja na condição de bolsista integral; 
  • Ter alguma deficiência física ou psicológica (não é obrigatório); 
  • Deve ter feito o ENEM no ano anterior e conseguido uma nota superior a 450 pontos gerais e não poderá ter tirado nota zero na redação; 
  • Ser professor com o magistério em ativa. 

Esses requisitos se repetem em todos anos sendo cobrados de todos os estudantes, como confirmado pelo site G1, veja a seguir:

A nota mínima exigida pelo MEC é de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem. Para participar, o candidato também não pode ter tirado nota zero na redação.

Caso o estudante esteja encaixado nas regras mostradas acima, ele poderá fazer a sua inscrição diretamente no site do PROUNI 2020 e com isso, concorrer a uma vaga de bolsa de estudos. 

publicidade

Inscrição PROUNI 2020 

Se você deseja fazer a sua inscrição no PROUNI 2020, primeiro é preciso esperar que a data de liberação das inscrições seja aberta, essa data ocorre sempre no terceiro mês do ano. 

Veja abaixo um passo a passo de como fazer a sua inscrição: 

  • Basta acessar o site oficial do PROUNI, ou clique aqui para ser redirecionado; 
publicidade

PROUNI 2020

  • Ao entrar no site, clique no botão “Fazer Inscrição”; 
  • Escolha uma das opções, se você já tem ou não uma conta no site. Caso não tenha, basta criar uma nova; 
  • Após isso, faça o seu login no site e continue; 

PROUNI 2020

publicidade
  • Ao entrar em sua conta, escolha 2 cursos para os quais você deseja concorrer; 
  • Finalize o seu processo de inscrição preenchendo o formulário. 

Com esses passos finalizados, será apenas necessário que você espere até que o sistema do PROUNI 2020 avalie todo os candidatos inscritos para determinar o ranqueamento e assim, soltar o resultado de aprovados. 


Resultado PROUNI 2020 

O resultado do processo de seleção do PROUNI 2020 poderá ser checado fazendo o login no site oficial após a data de liberação da lista de aprovados da 1º e da 2º chamada, além da lista de espera. 

publicidade

✓ Veja como se inscrever no vestibulinho ETEC 2020 2 semestre

Para consultar o seu resultado, apenas faça o login no site como ensinado no tópico acima. 


Nota de corte PROUNI

Um elemento comum no PROUNI 2020 e em outro programa de inscrição de estudantes, o SISU, é a nota de corte presente para determinar o resultado de classificação dos estudantes. 

Caso ainda não saiba como funciona a nota de corte PROUNI, veja abaixo: 

publicidade

A nota de corte nada mais é do que a nota média de todos os candidatos de um determinado curso somadas e divididas. Portanto, resultado será esta nota da qual é utilizada como “termômetro” para determinar quem tem mais ou menos chances de ser aceito no curso escolhido. 

Sendo assim quem possuir uma nota ENEM maior do que a de corte, terá mais chances de ser aprovado, e quem tiver uma nota ENEM menor, terá menos chances. 

Porém, estar acima ou abaixo da nota de corte, não significa que você está automaticamente aprovado ou reprovado, apenas que terá mais ou menos chances diante da concorrência. 


Lista de espera PROUNI

Um último recursos para os estudantes, é a lista de espera, que serve para aqueles que não foram classificados na chamada regular 1 e 2, porém ainda desejam ingressar em uma Universidade através do PROUNI 2020

publicidade

A lista de espera funciona após o fechamento das 2 chamadas regulares. Aqueles que não foram aprovados, devem refazer a sua inscrição no site e com isso, esperar que uma vaga apareça. 

Caso uma vaga seja aberta por qualquer motivo, o candidato melhor qualificado na lista de espera será indicado a tomar essa vaga para si. Caso surjam mais vagas, os seus seguintes tomaram elas, e assim por diante. 

 

publicidade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

publicidade

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.