FIES 2020: Inscrições, Aditamento, P-Fies e Novas Regras

publicidade

Para os jovens estudantes que prestaram o ENEM, porém, não foram aprovados pelo SISU, uma boa oportunidade, é ingressar em Universidades privadas utilizando o FIES 2020, do qual irá ajudar o estudante a pagar o seu curso por meio de um financiamento. O FIES 2020 promove um empréstimo de baixo custo para estudantes de baixa renda que não poderiam arcar atualmente com os custos do curso.   

FIES 2020
FIES 2020

Para saber mais sobre como realizar a sua inscrição neste programa, continue lendo este artigo! 

publicidade

Conheça o FIES 2020 

Em todos os anos, milhares de estudantes brasileiros prestam a prova do ENEM 2020, porém, mesmo com milhares de vagas em Universidades públicas sendo oferecidas anualmente pelo SISU 2020, ainda assim, não há vagas para todos os candidatos. 

publicidade

O que faz com que a única solução seja optar pelas Universidades do setor privado. 

✓ Veja mais opções de cursos no vestibulinho ETEC 2020

Porém, muitos dos estudantes não possuem condições financeiras atuais que suportem os custos de um curso superior, acabam por procurar outros recursos, como o PROUNI 2020 e o próprio FIES 2020. 

publicidade

Programa este que não possui um limite de novos membros, como afirmado pelo site G1, veja a seguir:

Desde 2018, o fundo tem duas modalidades: o Fies, destinado a alunos com renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês, com juro igual a zero, e com limite de cem mil vagas por ano; e o P-Fies, para alunos com renda que vai de três a cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com os bancos, e sem limite de vagas.

Este programa ajuda esses jovens estudantes gerando empréstimos de baixo retorno financeiro e podendo ser pago até mesmo depois da conclusão do curso do seu beneficiário. 

Dessa forma, vários estudantes podem frequentar o curso que deseja e somente após formado, deverá pagas o valor das mensalidades de seu curso, porém, desta vez para o FIES. 

publicidade

Como funciona o FIES? 

É bom deixar claro de que o FIES 2020, nada mais é do que um empréstimo bancário, porém, este em especifico tem única finalidade o pagamento de mensalidades e matrícula em Universidade privadas. 

Após o estudante se tornar um beneficiário deste programa, ele deverá fazer pequenos pagamentos em boleto para já ir dando início ao pagamento do empréstimo. 

Porém, este valor é significativamente menor do que o valor das mensalidades, das quais, o FIES 2020 ficará responsável de pagar. 

publicidade

Esse baixo valor pago mensalmente pelo aluno, é para já ir diminuindo a sua dívida futura quando acabar o seu curso e ter de fato, de pagar mensalidades maiores ao banco pelo seu empréstimo estudantil. 

FIES 2020

Dessa forma, o FIES possibilita que o estudante continue pagando o seu financiamento até 4 anos após a sua formação, assim como outros programas de financiamento estudantil.

publicidade

Novas regras do FIES

Antigamente, o FIES 2020 permitia que apenas estudantes interessados com renda mensal máxima de até 2 salários mínimos poderiam se inscrever no programa. 

Porém, visto que isso não era suficiente para atender a grande demanda de estudantes, o Governo decidiu expandir a área de atuação do programa. 

✓ Veja os cursos abertos na ETEC 2020 inscrição

publicidade

Dessa forma, novas regras foram criadas e foi adicionado ao programa, o P-FIES. Essa nova vertente do tradicional FIES possibilita que jovens com até 5 salários mínimos mensais possam solicitar o empréstimo estudantil, porém, com taxas um pouco maiores, já que possuem melhores condições financeiras do que os antigos beneficiários. 


Inscrições FIES 2020 

Os jovens que estão interessados em solicitar pelo serviço prestado pelo FIES 2020, devem primeiramente fazer uma inscrição no próprio site do programa. 

Veja a seguir um passo a passo ensinando a fazer esse procedimento: 

publicidade

  • Se ainda não tiver uma conta no site, será necessário criar uma, para fazer isso, clique no botão “Primeiro Acesso”; 
  • Após isso, basta colocar o seu CPF e data de nascimento; 

publicidade
  • Clique em “Prosseguir”; 
  • Logo após o seu login na página inicial, você será redirecionado para uma nova página; 
  • Na área de inscrições, preencha o formulário de matrícula com todos os seus dados que forem requeridos; 
  • Escolha se irá concorrer a uma vaga pelo FIES tradicional, ou pelo P-FIES, como já explicados no tópico acima; 
  • Para finalizar a sua inscrição, basta escolher o curso e Universidade em que você deseja frequentar. 

Com todos esses passos realizados, sua solicitação por uma vaga no FIES 2020 será analisada pela equipe do programa e em breve, sua resposta será enviada para o e-mail cadastrados. 

Caso você seja aceito no FIES, o e-mail de resposta terá as informações com os próximos passos que você deverá tomar para finalizar o processo de matrícula e por fim, dar início ao seu curso. 


Adiantamento FIES 2020 

Após você ser selecionado para conseguir um empréstimo do FIES 2020, seja qual for a modalidade, ainda não acabou todo o procedimento. 

publicidade

Pois a cada novo período letivo, ou seja, a cada 6 meses, será necessário que você refaça a sua matrícula no programa, para assim, comprovar que ainda possuem interesse em continuar recebendo o seu benefício. 

Essa rematrícula é chamada de “Adiantamento FIES 2020”, é por meio deste processo, que o seu crédito estudantil será recalculado, caso o valor das mensalidades de sua Universidade mude. 

Ao fazer o adiantamento, o estudante além de renovar o seu compromisso com o FIES, também deverá atualizar informações pessoais, caso necessário, informações como: 

  • Estado civil; 
  • Mudança de fiador; 
  • Conta bancária; 
  • Mudança de valores da mensalidade de seu curso; 
  • Entre outros. 
publicidade

Portanto, é de grande importância que você faça sempre o seu adiantamento, pois será a partir dele que você continuará a receber o crédito. 

Dessa forma, caso você não faça o adiantamento, seu empréstimo será pausado, assim não sendo mais possível fazer o financiamento até que você trate de resolver a situação dentro do prazo de atrasados. 


Contato central de atendimentos 

Se ainda possuir alguma dúvida restante sobre o FIES 2020, basta ligar para a central de atendimentos do programa, veja o número abaixo: 

  • Telefone: 0800-616161. 
publicidade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

publicidade

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.