ENEM 2020: Inscrições, Edital, Datas e Resultados

Não seria nenhum exagero falar que o ENEM 2020 pode ser uma das provas que mais os jovens que vem se preparando para fazer. Ocorrendo todos os anos, os interessados devem está se mantendo sempre atento as suas novidades a cada edição. Como melhoria, sempre existe o risco do Inep está fazendo modificações no ENEM 2020.

ENEM 2020
ENEM 2020

E para que você possa está se preparando com mais segurança, resolvemos te ajudar. Nesse texto você vai encontrar as principais informações sobre como está participando do exame. Continue lendo e saiba os principais detalhes do ENEM 2020 para esse novo ano.

Sobre o ENEM

Entre as provas mais conhecidas durante o ensino médio, está o ENEM, ATé quem não precisa fazer essa prova sabe que existe um certo grau de dificuldade presente nela. Por isso, é muito importante está atento aos temas atuais e sobre as matérias que você já estudou.

O Exame Nacional do Ensino Médio serve para que o Governo Federal do nosso país possa estar tirando uma média dos estudantes que estão se formando recentemente ou já se foram.

✓ Conheça também o vestibulinho ETEC 2020 

Além desses dados, o exame vem sendo cada vez mais usado como porta de entrada para o ensino superior. O s jovens que procuram participar dos programas do Governo sempre devem participar do ENEM.

Quem pode participar do ENEM?

Se interessou no ENEM? Saiba que todos podem está se preparando para fazer suas inscrições e participar do exame nesta edição. Qualquer pessoa que quiser, pode fazer parte. A diferença que existe, é apenas em sua finalidade.

Caso  se inscreva para ingresso no ensino superior, é preciso ter concluído o ensino médio e ter mais de 18 anos. Mas se for apenas para ter experiência, basta se inscrever como treineiro e conhecer como ocorre sua aplicação.


Inscrições ENEM 2020

Todos os anos,a s inscrições são feitas através do site do exame no INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o principal organizador do exame. Sendo preciso seguir seus cronograma, veja abaixo como se inscrever no ENEM 2020:

Inscrições ENEM 2020
  • Com período disponível, selecione a opção de ‘Inscrições’ e faça cadastro com o seu CPF;
  • Após cadastro, faça login e comece a preencher o formulário de inscrição;
  • Por fim, responda o questionário completo, escolha o seu local de prova e língua estrangeira,
  • E encerre a inscrição clicando em concluir.

Importante: para que sua participação seja válida, é preciso pagar a taxa de inscrição que custa R$ 85, caso você não tenha recebido a isenção.


Provas do ENEM

Está muito comum ouvir informações sobre mudanças acerca das provas do ENEM. O que vem ocorrendo é que o próprio ensino médio está passando a se moldar para que os jovens melhores no exame.

Sabendo disso, os assuntos que caem nas provas permanecem os mesmo, que é da seguinte maneira:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Caso alguma mudança ocorra, não se preocupe pois estaremos lhe mantendo a par de todo assunto novo.


Edital ENEM 2020

Uma ferramenta muito importante que todos os candidatos deveriam consultar é o edital do ENEM 2020. Pois é nesse simples documentos que estará todas as informações acerca da aplicação dessas provas.

✓ Saiba como participar do SISU 2020

Detalhes como horários, requisitos, locais de prova, pagamento, calendário estarão sempre neles. Por ser tão importante, é sempre bom está consultando todas as regras que estarão presentes nele.

Edital ENEM 2020

Cronograma

Até o momento as datas para inscrição dessa nova edição ainda não foi divulgada. Mas você pode está se baseando nas edições anteriores e ter uma ideia de quando será o ENEM 2020. Veja mais detalhes logo abaixo:

  • 7 a 18 maio de 2018: período de inscrição;
  • 6 a 17 de maio de 2019: período de inscrição.

Quando as novas surgirem, estaremos repassando as datas para você.


Consulta de resultados ENEM 2020

Como você já pode ter percebido, no edital também estará disponível as datas estabelecidas para obter o resultado do ENEM. Para fazer essa consulta é simples: basta acessar seu site e fazer login com seu CPF e senha escolhida para cadastro.

✓ Veja quais são os cursos ETEC 2020

Como as provas ocorrem no final do ano, ele sempre é divulgado no primeiro mês do ano seguinte. Assim os participantes conseguem fazer suas inscrições nos programas que abrirão vagas em seguida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ana de Castro Alves
Expert em produção de conteúdo voltado para a web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas sobre as provas do Vestibuinho ETEC, assim como seus assuntos, datas, dicas, cursos, método de inscrição e demais assuntos relacionados a ETEC.